IBASS NA IMINÊNCIA DA CERTIFICAÇÃO NO PRÓ-GESTÃO

#Administração POR NPI 03 DE JANEIRO DE 2022

Está em curso o processo de certificação do IBASS - Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores Municipais de Saquarema, no Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios - Pró-Gestão, criado pela Portaria MPS n° 185/2015, alterado pela Portaria MF n° 577/2017.

"A certificação é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão destinado a atestar a qualidade e a funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental, dentre outros. É a avaliação, por entidade externa credenciada, do sistema de gestão de uma organização e o reconhecimento de que está de acordo com determinadas normas de referência". (Manual do Pró-Gestão RPPS da SPREV - MTPS - versão 3.2).

A notícia importante é que, dentro das possibilidades do IBASS, foi alcançado, no relatório de auditoria externa realizada nos dias 20 e 21.12.2022, pelo ICQ BRASIL, entidade certificadora de reconhecimento nacional e cadastrada pela SPREV - Secretaria de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência, parecer favorável, com recomendação da certificação no Nível II de aderência, que é o nível máximo para ser alcançado pelo Instituto neste momento.

O ICQ BRASIL, atestou que no IBASS são adotadas boas práticas de gestão, considerando os pilares Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Das 24 ações relacionadas, tínhamos de alcançar 19, porém foram cumpridas 22, sendo que as outras 2 dependem de ações de terceiros, mas que em breve também estarão regularizadas.

Já foi encaminhado a SPREV - MTP, o "Têrmo de Concessão da Certificação Institucional", assinados pela Prefeita Manoela, pela Presidente do IBASS Nilmar e pelo representante da entidade certificadora, o que deve ser confirmado em breve.

Para se ter a dimensão do fato, são certificados em torno de 150 RPPS entre os mais de 2500 do Brasil e o IBASS será o sexto a alcançar a certificação no estado do Rio de Janeiro, colocando Saquarema na vanguarda, com destaque no sistema de gestão previdenciária.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?